31 de outubro de 2014

Os últimos unicórnios!



Rinocerontes são uma espécie formidável. Com aparência pré-histórica (o rinoceronte existe há mais de 50 milhões de anos), esses animais fascinam a muitos, mas também atraem aqueles que veem nele, apenas um objeto de comércio! 


Existem cinco espécies de rinocerontes no mundo:
  • o rinoceronte-de-java (Ásia);
  • o rinoceronte-de-sumatra (Ásia);
  • o rinoceronte-indiano (Ásia);
  • o rinoceronte-negro (África);
  • e o rinoceronte-branco (África).


Em 2010, a subsespécie de Rinoceronte javanês que habitava o Vietnã (Rhinoceros sondaicus annamiticus), foi considerado extinto! O último indivíduo visto dessa subespécie, foi encontrado morto, vítima de um caçador! Enquanto não mataram o último rinoceronte do Vietnã, não sossegaram, e agora, os vietnamitas pagam pela matança dos rinocerontes africanos! Nos últimos tempos, o Vietnã se converteu no principal mercado para os chifres destes animais. Hoje, vivem cerca de 50 rinocerontes javaneses na própria ilha de Java, na Indonésia. Mas estão em declínio!

Rinoceronte-de-java. Restam cerca de 50.



A espécie Rinoceronte-de-sumatra (Dicerorhinus sumatrensis) está extinta na Índia e Bangladesh, e já havia sido considerado extinto na Indonésia, mas em maio desse ano, um indivíduo foi flagrado por uma câmera escondida. Será esse o último do país? São estimados menos de 200 rinocerontes-de-sumatra no mundo selvagem.


Rinoceronte-de-sumatra (ou rinoceronte-peludo). Restam menos de 200.



Na Ásia, a população maior é a do Rinoceronte-indiano (Rhinoceros unicornis), mas mesmo assim, não há muito o que comemorar, já que a sua população está em torno de 2.900 indivíduos apenas!


Rinoceronte-indiano. Restam cerca de 2.900.



Os Rinocerontes-negros (Diceros bicornis) também são considerados uma espécie em risco de extinção e restam cerca de 4.900 na África. Em 2011 a subespécie Rinoceronte-negro-do-oeste ou Ocidental (Diceros bicornis longipes) foi declarada extinta!


Rinoceronte-negro. Restam cerca de 4.900.


A subespécie Rinoceronte-branco do norte (Ceratotherium simum cottoni) também não deve durar muito tempo. No início de 2013, ainda existiam 66 indivíduos da espécie, mas até o final do mesmo ano, 59 foram mortos por caçadores. Em outubro de 2014 morreu mais um e restaram apenas 6 indivíduos, sendo que desses, somente um é 'macho reprodutor'! Esse macho vive na natureza e está sendo para as rinocerontes fêmeas de sua espécie, o que seria o "último homem da Terra" para as mulheres humanas! Mas se ele soubesse disso, com certeza não ficaria feliz (existe outro macho em cativeiro, no zoológico de San Diego, mas já é bem velho)! **ATUALIZAÇÃO: Morre em 14/12/14, o último macho em cativeiro da subespécie, restando agora, apenas cinco indivíduos!**


O Rinoceronte-branco do sul (Ceratotherium simum simum), já teve mais sorte que o seu primo do norte, e graças a políticas de conservação, viu sua população aumentar de menos de 100 animais no fim do século 19, para cerca de 20 mil, atualmente! Mas se você acha que esse número é grande, saiba que apenas em 2013 foram mortos cerca de 950 desses rinocerontes. Se a matança continuar nesse ritmo, estima-se que até 2026, a espécie também será extinta!


 Rinoceronte-branco do sul. Restavam menos de 100. Hoje, são mais de 20 mil! 
Da subespécie do norte, restam apenas 6.

O declínio da população de rinocerontes é atribuído principalmente à caça predatória. Muito valorizados pela medicina tradicional chinesa, os chifres (ou cornos) de um rinoceronte atingem preços altíssimos e, embora o peso varie, apenas um chifre, pode ser vendido por até US$ 150 mil. O valor do quilo chega a custar US$ 65 mil. Seu pó é considerado remédio e afrodisíaco pelos chineses e vietnamitas. 

Para finalizar, o curioso é que o que o chifre de rinoceronte, não passa de uma massa de cabelo aglutinado, composta por queratina, a mesma substância básica que forma as unhas das pessoas. Se os caçadores simplesmente serrassem esses chifres, eles cresceriam de novo e a população dos rinocerontes continuaria crescendo de modo que os próprios caçadores seriam beneficiados com isso (ilegalmente, é claro); mas não, preferem matar até que não reste mais nenhum!!!

Ps.: Os números aqui demonstrados, são todos referentes a 2014!

Fonte: viajeaqui.abril.com.br/ , curiosoblog.com.br/ , envolverde.com.br/  Fotos: Reprodução. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário