17 de março de 2015

As mais notáveis aves extintas pelo homem moderno!



Aves não-voadoras tem maiores chances de serem extintas. Além das dificuldades na fuga, seus ninhos são feitos no chão, o que facilita a ação dos predadores! Desde os primórdios da humanidade, muitos animais foram extintos, mas algumas espécies de aves que poderiam estar vivas até hoje, não foram extintas há tanto tempo assim!

Uma ave que certamente causaria fascínio nos dias de hoje - e que eu gostaria muito de ver com vida - é a Moa (Dinornis novaezealandiae)! E como não se fascinar com essa gigante emplumada? Existiam 11 espécies de moa, sendo que a Dinornis maximus seria a maior delas. Algumas fontes citam que ela podia chegar a 3,7 metros de altura e 400 quilos de peso! E elas não foram extintas há tanto tempo assim, se considerarmos que na época em que o Brasil foi descoberto pelos portugueses, em 1500, as moas ainda existiam, na Nova Zelândia! Nessa mesma época, vivia Leonardo da Vinci, Martinho Lutero, Luís Vaz de Camões, William Shakespeare e outros nomes que permanecem imortalizados na história da humanidade! As razões para o desaparecimento das moas, estão relacionadas à caça predatória dos povos maoris para o consumo da carne! O consumo insustentável teria levado essas aves à extinção; os maoris comiam as coxas da ave, que acreditavam dar força aos guerreiros, e dispensavam o resto! Provavelmente doenças trazidas por aves migratórias e os efeitos de erupções vulcânicas, também contribuíram para a extinção dessa gigante, que contava com cerca de 170 mil unidades, extintas em menos de 100 anos desde a chegada do homem na Nova Zelândia!


 A Moa foi exterminada pelo povo maori nos anos 1500. Alcançava quase 4 metros de altura.


Acredita-se que uma outra ave, a Águia-de-haast (H. moorei), foi extinta na mesma época, como consequência da extinção das moas! Essas águias nativas da Nova Zelândia, foram uma das maiores aves de rapina já existentes, com uma envergadura de 3 metros de uma ponta da asa à outra, e tinham como principal presa, as moas! Outra de suas presas favoritas, o pato-de-finsch, também foi extinto! A ação humana também pode ter contribuído para a extinção da águia-de-haast, que não a caçava, mas destruia o seu habitat e introduzia novos predadores oriundos de outros habitats! Hoje, a maior águia do mundo é a águia-marinha-de-Steller, que pode chegar a 2,45 metros de envergadura.


              Na foto, um modelo do museu de Te Papa na Nova Zelândia, ataca uma moa.


Outra gigante notável extinta "recentemente" foi a Ave-elefante (Aepyornis maximus), também conhecida como vorompatra! Nativa da ilha de Madagascar, na África, media mais de 3 metros de altura e pesava cerca de 400 kg! Cada ovo dessa ave tinha uma circunferência de mais de 1 metro e até 34 cm de comprimento! Extinta em meados do século 17, nos anos 1600, a ave-elefante provavelmente foi extinta por navegantes europeus que caçavam as aves e seus ovos para servirem de alimento aos tripulantes! Madagascar era ponto de parada no caminho para as Índias! Foi nessa mesma época que viveram figuras importantes como Isaac Newton, Galileu Galilei, Blaise Pascal, Tiradentes, Zumbi dos Palmares e outros. Em comparação à ave-elefante, a maior ave existente hoje é a avestruz, que pode chegar a 2,5 metros de altura e 150 quilos.

 A ave-elefante não era tão mais alta que uma avestruz, mas bem mais 
corpulenta.

Ainda existem alguns ovos da ave-elefante; 160 vezes maiores que o ovo
de uma galinha!


O Arau-gigante ou alca ou pega (Pinguinus impennis, anteriormente Alca impennis), também é uma ave que não poderia deixar de ser citada! Extinta em 1840, essa ave não-voadora, que apesar do nome científico, não tem nenhum parentesco com os pinguins, habitava as ilhas do Atlântico Norte, das costas norte-americanas às costas europeias. Com cerca de 75 cm de comprimento, o arau-gigante era excelente nadador, mas essa não era uma virtude que o safaria das garras do homem! Essa ave era procurada pela carne, pelos ovos e pela pluma. Outro problema para o arau-gigante, foi no auge do entusiasmo com o naturalismo; os ovos e exemplares da ave tornaram-se num item bastante apreciado por colecionadores. Na mesma época viveram Alexander Graham Bell, os Irmãos Lumière, Thomas Edison, Charles Darwin, D. Pedro II e outros.

                        O Arau-gigante foi a última ave não-voadora do hemisfério norte.


E para finalizar a nossa lista de aves notáveis extintas em tempos modernos, nada mais justo do que citarmos a famosa ave Dodô (Raphus cucullatus), extinta nas Ilhas Maurícias no século 17! Predado por marinheiros famintos, seus animais domésticos e espécies invasoras introduzidas em seu habitat, o dodô foi visto pela última vez na natureza em 1662. A extinção do dodô em apenas cerca de um século após seu descobrimento chamou a atenção para o problema previamente desconhecido, da humanidade envolvendo o desaparecimento por completo de diversas espécies. Hoje, essa ave notável "vive" apenas na ficção, como em "Alice no País das Maravilhas"!

                      Dodô exposto no Museu de História Natural, Londres, Inglaterra.


Desde a "descoberta" do Brasil em 1500, mais de 190 espécies de aves foram extintas! Foram várias espécies ou sub-espécies de gigantes não-voadores, de patos, pombos, araras e papagaios, corujas, colibris, pássaros, etc. Trinta por cento de todas as espécies hoje extintas, eram do Havaí. A ilha de Guam também perdeu mais de 60% de suas espécies nativas nos últimos anos, muitas das quais, por causa de uma serpente introduzida na ilha pelo homem, a Boiga irregularis.

Hoje, existem cerca de 10 mil espécies de aves, das quais aproximadamente 1200, estão em risco de extinção!

Fotos: autores desconhecidos/ Fonte: Diversas

Nenhum comentário:

Postar um comentário